Cirurgia Oral e Maxilofacial

 

Cirurgia Oral

O campo de atuação da cirurgia oral é bastante extenso, sendo o mais frequente a extração dentária. Os dentes podem estar totalmente erupcionados (íntegros ou não) ou inclusos (ainda retidos no osso).

Depois de realizado um correto diagnóstico o plano de tratamento poderá passar pela extração dentária. Para tal, o seu médico dentista procederá a realização de uma anestesia local infiltrativa para que todo o procedimento seja realizado na ausência de dor.

Este é um procedimento simples, que não deve ser feito em jejum.

Depois da extração dentária, o paciente deve ter os seguintes cuidados:

  • Higiene Oral rigorosa para evitar infeções
  • No local da extração deve utilizar uma escova macia
  • Evitar alimentos quentes e duros durante as primeiras 24h
  • Evitar esforços físicos e ambientes de muito calor
  • Dormir com a cabeça um pouco mais elevada e deitar-se para o lado oposto ao submetido à cirurgia
  • Poderá ser necessário a aplicação de gelo durante as primeiras 24h
  • Evite fumar durante as primeiras 24h
  • Após 24h da cirurgia, fazer bochechos com anti-sépticos orais, 2 a 3 vezes ao dia pois estes melhoram a higienização, ajudando a evitar o desenvolvimento de uma infeção.

Oclusão e ATM

A articulação temporoandibular (ATM) é a articulação mais complexa do nosso corpo humano. Tal como todas as outras, tem um disco a interpor o côndilo da mandibula que está em contacto com o osso temporal. Por vezes, este disco pode estar mal posicionado havendo ruídos como clicks e claks ou até crepitação, durante o movimento de abertura e fecho da boca. A presença de dor significa que há alguma inflamação nos ligamentos ou músculos adjacentes à ATM.

O tratamento destes problemas está dependente de um correto diagnóstico que por vezes pode ser auxiliado por exames radiológicos. Normalmente a confeção de uma goteira, exercícios de fisioterapia, termoterapia, ajudam a resolver alguns problemas.

Uma situação com elevada frequência na população em geral que pode ter repercussões negativas na ATM, é o ranger dos dentes durante a noite bruxismo noturno. Enquanto dormimos podemos apertar e/ou ranger os dentes continuamente. Estes movimentos são ordenados pelo nosso sistema nervoso central, mas como estamos a dormir não nos apercebemos nem conseguimos evita-los. Esta situação frequentemente resulta num desgaste do bordo incisal dos dentes (inicialmente nos caninos, incisivos centrais e laterais) comprometendo a estética, origina também dor/tensão em alguns músculos da cara, dor na ATM, dificuldade em abrir a boca ao acordar, dores de cabeça, entre outros. O tratamento do bruxismo, inicialmente passa pela realização de uma goteira de relaxamento noturno que consiste num dispositivo em acrílico, colocado nos dentes (superiores ou inferiores, dependendo do caso) protegendo-os do desgaste, mantendo as arcadas dentárias afastadas 2mm.

Uma má oclusão, pode ser devida a ausência de dentes e/ou uma má posição dos mesmos que também pode originar uma má articulação entre os dentes superiores e inferiores. Esta situação frequentemente resulta em dor na ATM, eficiência mastigatória diminuída, problemas estéticos, entre outros. A solução destes problemas pode passar pela realização de uma correção ortodôntica e reabilitação oral com prótese (fixa ou removível).

A Cirurgia aberta da ATM pode estar indicada para pacientes portadores de desarranjos articulares internos,  como por exemplo nos deslocamentos discais sem redução acompanhados de diminuição da abertura do boca e dor, artrose da ATM, artrite reumatóide da ATM, anquilose da ATM, dentre outras doenças. Quando bem indicada a cirurgia pode ser benéfica para os pacientes.  Normalmente a cirurgia deve ser indicada após tentativas de tratamento menos invasivas.

Patologia Oral

Abordagem cirúrgica de patologia oral nomedamente de quistos odontógenicos e/ou não odontogénicos de grandes dimensões com indicação para exérese total e posterior reconstrução das locas cirúrgicas recorrente a enxertos ósseos de osso autógeno e/ou biomateriais e membranas.

Enxertos Ósseos

Realização de enxertos ósseos autógenos da região do mento no sentido de colmatar deficiências e atrofias ósseas a nivel maxilar ou mandibular; assim como realização de elevação do seio maxilar para posterior colocação de implantes dentários.

Cirurgia Ortognática

Cirurgia ortognática visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentem um desenvolvimento ósseo facial alterado. O tratamento com a cirurgia ortognática é um procedimento que engloba, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico com um cirúrgico para propiciar melhorias estéticas e funcionais dos pacientes.

A cirurgia ortognática está indicada em pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não é proporcionada apenas pelo tratamento ortodôntico – uma vez que existe um excesso ou falta de crescimento das bases ósseas da face. A cirurgia é indicada para pacientes com retrognatismo ou prognatismo mandibular, que consistem, respectivamente, na retrusão ou protrusão da mandíbula. Outros pacientes podem apresentar também problemas de crescimento na maxila ou até associados na maxila e mandíbula.

A utilização de mini-placas de osteossíntese e parafusos proporciona uma rápida recuperação do paciente.

Intervenção cirúrgica que deverá ser realizada sob efeito de anestesia geral, evitando assim desconforto de dor e fadiga muscular. Para além de que nos é permitido um melhor controlo intra e pós-operatório de quaisquer complicações cirúrgicas.

Mentoplastia

Mentoplastia é uma intervenção cirúrgica no mento, para reduzi-lo ou aumentá-lo conforme as necessidades individuais de cada paciente.

Intervenção cirúrgica que poderá ser realizada sob efeito de anestesia local ou geral.

Rinoplastia

Rinoplastia é uma cirurgia realizada na estrutura nasal para melhorar a estética ou a respiração do indivíduo. Serve para correcção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda para corrigir disfunções. Muitas vezes é associada a uma mentoplastia, para o resultado harmonizar as formas do rosto. A rinoplastia moderna visa reestruturar o nariz, tratando as suas deformidades, pela redução das estruturas osteocartilaginosas (rinoplastia de redução) ou pela inclusão de enxertos osteocartilaginosos (rinoplastia de aumento).

Intervenção cirúrgica que deverá ser realizada sob efeito de anestesia geral, evitando assim desconforto de dor e fadiga muscular. Para além de que nos é permitido um melhor controlo intra e pós-operatório de quaisquer complicações cirúrgicas.

Marque já a sua consulta de avaliação e

 tenha a qualidade de vida que sempre desejou!

Dr. Fernando Duarte

Dr. Fernando Duarte

Cirurgião Maxilofacial

Consulta de Avaliação Cirurgia Oral e Maxilofacial

Shares
Share This
× Precisa de ajuda?