Periodontologia

Este é o ramo da medicina dentária que trata das doenças periodontais, que são todas as estruturas que suportam os dentes (gengiva, ligamentos e osso). Os problemas mais frequentes são as gengivites (inflamação da gengiva) e as periodontites (inflamação dos restantes tecidos de suporte), sendo que ambas são de origem bacteriana.

Embora habitualmente estes problemas sejam assintomáticos, a ausência de tratamento dos mesmos pode resultar na perda dos dentes.

Habitualmente estes problemas ocorrem a partir dos 30 anos e de uma forma leve em que o tratamento é relativamente simples. Uma das principais causas da gengivite é a acumulação de placa bacteriana (pelicula que se forma diariamente) que com o passar do tempo mineraliza, passando a tártaro. Isto origina um sangramento gengival espontâneo, gengiva vermelha, mau hálito e um desconforto geral – Gengivite. Ao visitar o seu médico dentista regularmente, ele procederá a uma destartarização (limpeza). Caso isto não aconteça, as bactérias presentes podem continuar a desenvolver e a multiplicar-se, atacando o osso alveolar e o ligamento periodontal – Periodontite. Quando isto acontece, surgem bolsas profundas que podem originar mobilidade dentária, dor ao toque, sangramento gengival espontâneo, mau hálito, alteração da posição dos dentes. O seu tratamento consiste em eliminar as bactérias presentes nas bolsas periodontais, através de instrumentos que conseguem aceder a locais mais profundos, realizando uma raspagem e alisamento radicular.

A melhor forma de prevenir estas doenças é mantendo uma adequada higiene oral diária através da escovagem dos dentes após as refeições, uso de fio dentário ou escovilhão, dependendo do tamanho dos espaços interdentários. Para tal, aconselhe-se com o seu médico dentista.

Shares
Share This
× Precisa de ajuda?